sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Blogs de trabalhos manuais

Diariamente vejo blogs de pessoas que se dedicam mais do que eu (têm mais jeito e sabem mais do que eu) aos trabalhos manuais, deixo aqui alguns links (espero que se deliciem como eu e que as donas dos respectivos blogs não se importem sobre esta divulgação):
http://tresgatosmiaus.blogspot.com/
http://coloraudia.blogspot.com/index.html
http://www.aervilhacorderosa.com/
http://saloia.blogspot.com/
http://ardegraca.blogspot.com/
http://arteetrapinhos.blogspot.com/
http://belladia.typepad.com/bella_dia
http://www.bubblescompany.blogspot.com/
http://catarinacatita.blogspot.com/
http://catrela.blogspot.com/
http://chiki-shop.blogspot.com/
http://chocolateachuva.blogspot.com/
http://coisasdegatos.blogspot.com/
http://www.coresecoisas.blogspot.com/
http://www.criarteartesanato.blogspot.com/
http://cesarilustracao.blogspot.com/
http://depontoemno.blogspot.com/
http://www.design-com-texto.blogspot.com/
http://felty.blogs.sapo.pt/
http://fadas-princesas.blogspot.com/
http://anabelgp.blogspot.com/
http://hobbyir.blogspot.com/index.html
http://ilustrana.blogspot.com/
http://iriscolours.blogspot.com/index.html
http://linhasdecores.blogspot.com/
http://lisacongdon.typepad.com/
http://littlebirds.typepad.com/little_birds_handmade/
http://matildebeldroega.blogspot.com/
http://www.macariscada.blogspot.com/
http://napontadaagulha1.blogspot.com/
http://oficinadaslinhas.blogspot.com/
http://ox-hill.blogspot.com/
http://papeisportodolado.blogspot.com/
http://patwork.blogspot.com/
http://www.perdi-o-fio-a-meada.blogspot.com/
http://pimpopins.blogspot.com/
http://martapoeiras.blogspot.com/
http://pozinhos.blogspot.com/
http://ritacor.wordpress.com/
http://rosaechocolat.blogspot.com/
http://suspirodecor.blogspot.com/
http://sosaias.wordpress.com/
http://tata-bitata.blogspot.com/
http://urbanarte.blogspot.com/
http://vermelhodevagarinho.blogspot.com/

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Momentos mágicos





Anoitecer de ontem em Kensington Gardens. Momentos verdadeiramente mágicos.
Depois fui ao Natural History Museum onde tinha estado há precisamente 1 mês. É fantástico poder visitar museus gratuitamente! A parte que mais gostei foi a dos vulcões e terramotos e a simulação de um terramoto no Japão dentro de um supermercado em Kobe, quem não se lembra destas imagens?

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

2 meses




Já foi há 2 meses... para comemorar fiz um bolinho (sponge cake ou bolo esponja) que enfeitei com Sapinhos que comprei no Sainsbury´s. Quem nos conhece sabe o significado que os sapinhos têm para nós... (daí o meu avatar ser o que é!)

P. S. Eu sei que a fotografia dos sapinhos nem parece tirada por mim, mas a luz aqui é um verdadeiro problema, quer dentro de casa, quer fora. Simplesmente não existe luminosidade, mesmo em dias de sol. É trsite, mas é verdade!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

A saga do meu cartão



Abri uma conta no banco quando cá cheguei. Entretanto recebi um livro de cheques (que não pedi) e o pin do cartão de débito e fiquei à espera do meu cartão.
Na véspera de ir para Portugal em Novembro recebi uma carta em que me era explicado que teria de ir a um certo site, preencher um formulário e na data que eu marcasse, o cartão iria ser entregue em casa. Também me informavam que eu teria de estar em casa das 9 às 17:00 e que teria de assinar uns papeis assim como fazer prova da minha identidade.
Mal regressei de Portugal, fui ao tal site marcar a entrega do cartão. No dia aprazado estive todo o dia de "castigo" à espera, mas ninguém veio... Ainda com esperança que este sistema resultasse, voltei a marcar novo dia para a dita entrega. Escusado será dizer que fiquei o dia inteiro em casa para nada...
Uma vez que o cartão já me fazia bastante falta, dirigi-me à minha agência do banco e expliquei a situação. Cancelaram o dito cartão e emitiram um novo que fui ontem buscar à agência bancária. Lá estava ele! Fiquei deveras animada por finalmente não ter de pagar mais taxas cada vez que levantava dinheiro ou pagava com o meu cartão português.
Era um sistema simpático, se resultasse... prefiro o modo português de levantar no banco ou de enviarem para casa.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O passeio de domingo




Ontem à tarde fomos até Picadilly Circus (está igual ao que me lembrava, excepto o punks que não deram a mostrar), depois fomos pelo St. James Park até ao Buckingham Palace.
Apesar da rainha lá estar (a bandeira estava hasteada) enão nos ofereceu um chá, aliás, nem sequer se dignou a descer e nos cumprimentar! Está visto, além de não dar boleia, também não é boa anfitriã...
De seguida voltamos a Picadilly até à Regent Street, que subimos até loja da Apple onde estivemos algum tempo a ver as novas tecnologias em funcionamento e ainda demos uma voltinha por Oxford Street. A pior parte foi o regresso, optamos por voltar de bus, mas o trânsito estava caótico e demoramos imenso a chegar a High Street Kensington.

domingo, 25 de novembro de 2007

25 de Novembro

Hoje devia estar a cerca de 1200 km daqui. Vai ser um dia 25 de Novembro completamente atípico para mim, além de não estar com o meu pai, ontem não passei o dia na cozinha a fazer sobremesas, nem a pôr a mesa na sala de jantar, nem a fazer um cartãozinho com a minha irmã. Hoje também não me vou sentar à mesa com o resto da família, nem olhar para o que está em cima da mesa e pensar que é comida mais do que suficiente para nos alimentar durante uma semana. Nem vou ouvir as histórias do pós 25 de Abril, do que aconteceu e onde estavam os meus familiares no dia 25 de Novembro de 1975 ou os resultados do F. C. Porto.É o início de uma era em que os dias signifiativos começam a ter outro ritmo, outras memórias, outras vivências.Parabéns pai, sem ti nunca seria o que sou hoje. Muitas felicidades.

P.S. e que o Porto ganhe (e jogue bem), que sei que gostarias imenso.

sábado, 24 de novembro de 2007

Bolo de iogurte

Quem me conhece sabe que adoro fazer bolos e sobremesas e estar mais de 2 meses sem fazer nada é demasiado para mim! Hoje resolvi fazer bolo de iogurte, pois não é necessário pesar os ingredientes (ainda não tenho balança). Fiz uma pesquisa rápida na net para encontrar a receita com as medidas correctas e fui ao supermercado comprar uma batedeira e os ingredientes que me faltavam.
Deixo aqui a receita:

1 iogurte natural
3 medidas (a medida é o copo do iogurte) de farinha
3 medidas de açucar
metade de 1 medida de óleo
1 colher de chá de fermento
3 ovos

Batem-se os ovos com o açucar, junta-se o iogurte e o óleo. A essa mistura adiciona-se a farinha com o fermento incorporado. Depois de tudo bem batido vai ao forno.

P. S. Não coloco nenhuma fotografia pois o aspecto não é o mais apetitoso...

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Os nossos vizinhos

Na nossa televisão temos acesso às câmaras que estão nas 2 entradas do edifício. Geralmente tenho a tv sintonizada no canal que mostra a entrada para o nosso corredor, que é também a entrada que dá acesso à lavandaria. Um autêntico big brother, com as vantagens de conhecer a cara dos vizinhos sem que eles me vejam, assim como de saber o que fazem e quando.
O vizinho do lado da frente é chef neozelandês, mas está desempregado (foi ele que o disse ao meu maridinho). Também é um fumador compulsivo, está constantemente a ir lá fora, mesmo que sejam 2 da madrugada, que estejam 0 graus ou que esteja a chover torrencialmente, para fumar um cigarro. Uma das vantagens deste país é a proibição de fumar dentro dos edifícios públicos, mas a empresa proprietária destes apartamentos estendeu essa proibição aos seus edifícios. O meu marido diz que o vizinho tem cara de assassino. Eu simplesmente não gosto dele porque uma vez tirou a nossa roupa de dentro da máquina de secar enquanto esta estava a trabalhar! Como eu sabia que a roupa lá estava e tinha ouvido a porta da lavandaria a abrir, fui espreitar, estava lá o cara de assassino que tinha metido a minha roupa dentro de sacos de supermercado e com uma distinta lata me disse que ainda não estava seca! Escusado será dizer que não gostei nem um bocadinho...
O vizinho do outro lado é um rapaz entre os 22-28 anos e que faz uns cozinhados que cheiram divinamente! (o outro, para quem é chef, não deve cozinhar grande coisa... pelo menos pelo cheiro). Só me cruzei uma vez com ele e nessa altura, ele ficou a segurar a porta para eu entrar no prédio. Simpático.
Dos vizinhos de cima pouco conheço, só o que vejo pela câmara: uma rapariga asiática e um homem já nos seus 40 de cabelo rapado. O que conheço melhor é o barulho que fazem... mas ainda não descobri quem vive por cima de nós. O que mais estranho é a parte das limpezas da roupa, por causa da lavandaria ser nesta parte do edifício, considero que tem pouco uso...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Ferros





Ontem, na visita ao Victoria and Albert Museum, uma das partes que mais gostei foi a dos ferros. Sempre gostei de ferros decorativos e cá em Londres é um prazer andar pelas ruas só a ver os portões, varandas, gradeamentos, etc.
Quanto ao museu fiquei com a impressão de que por terem tantas peças para expôr que o fazem de uma forma que não permite tirar boas fotografias. Quando cheguei a casa fiquei entristecida ao ver que as minhs fotografias não estavam grande coisa... Mas também fiquei admirada por pemitirem tirar fotografias a tudo com flash, excepto na galeria das pinturas do Raphael.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Victoria and Albert Museum


Hoje passei a tarde no Victoria and Albert Museum, fica a cerca de 15 - 20 minutos a pé aqui de casa. Foi uma tarde muito bem passada.
No site do museu tinha visto que estava lá uma exposição chamada Out of the Ordinary: Spectacular Craft e foi bastante com entusiasmo que resolvi lá ir. Foi uma desilusão, apenas gostei o craft da fotografia.
Adorei esta visita ao museu, a repetir em breve!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Queen Elizabeth II and The Duke of Edinburgh




Não há que enganar, este post não é sobre o 60º aniversário de casamento da rainha Elizabeth II que hoje se celebra.
Há uma expressão que diz ir a Roma e ver o Papa, pois em terras de Sua Majestade, isso significa ir a Londres e ver a Rainha. Hoje já cumpri essa "tradição", vi a rainha e o seu marido.
Passaram por mim de carro na Talgarth Road, com uma comitiva de 4 polícias em motas e 2 carros descaracterizados da polícia.
É claro que não lhes tinha custado muito parar e dar boleia a esta young lady que já ia um pouco cansada, de guarda chuva aberto e a carregar 3 sacos do Sainsbury´s.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Esquilos - II






Por cá em qualquer espaço verde com mais do que 4 àrvores, há a certeza de existir uma família de esquilos. São uns animaizinhos super divertidos, curiosos e destemidos. Há uns mais corajosos que vêm comer à nossa mão ou que até nos tentam trepar.
Dá vontade de ter um como animal de estimação!

sábado, 17 de novembro de 2007

Trabalhos manuais

Quando entrei no 5º ano começou a minha formação em trabalhos manuais.
Nos primeiros 2 anos de aulas de Trabalhos Manuais, a turma era dividida a meio e enquanto uma parte aprendia a fazer ponto de cruz a outra aprendia a moldar barro ou fazer pasta de papel. Esses primeiros anos foram uma autêntica nulidade, no ponto de cruz a Irmã Lurdes Maria ensinou-nos o básico, em que o único atractivo das aulas era o convívio com as colegas. Do outro lado da sala também pouco me recordo, excepto das peças em barro que estão guardadas no quarto da minha avó.
No 7º ano mudaram as professoras e também o interesse pelas aulas e pelo que por lá se fazia. Na parte dos bordados, finalmente aprendi algo mais sobre o ponto de cruz com a professora Irene, que também me ensinou a trabalhar com arraiolos (apesar da minha almofada ainda estar por acabar!). Do outro lado da sala, aprendi a pintar em vidro e em espelho, peças que durante muitos anos adornaram as paredes do meu quarto.
Na minha modesta opinião aquelas aulas foram sub-aproveitadas, não aprendi o suficiente para as minhas necessidades, mas só bastante mais tarde me apercebi disso. Do mundo crafty apenas sei fazer ponto de cruz, que fui aperfeiçoando com o tempo. Gostava imenso de saber fazer crochet, malha, costurar, saber cortar peças de vestuário e é claro trabalhar com a máquina de costura. Confesso que às vezes fico com um bocadinho insatisfeita comigo mesma quando vejo os trabalhos de outras blogers, mas agora que tenho tempo para aprender, falta quem me ensine...
Desta última vez que fui a casa, trouxe o meu trabalho em ponto de cruz que está parado há pelo menos 2 anos e feltro para fazer umas decorações de Natal, se ficarem alguma coisa jeito, depois mostro!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Recordações da minha infância

O video que ontem postei e uma conversa recente com a Susana fizeram-me regressar aos tempos em que as minhas preocupações se resumiam a comer tulicreme, a acordar ao Sábado bem cedinho para ver os desenhos animados aninhada na cama da minha mãe e a ir para a cama logo a seguir ao Vitinho.
Aqui ficam as recordações da minha infância: Flora Robinson, Babar, Verão azul, Abelha Maia, Tao Tao, Ana dos cabelos ruivos, Dartacão, A volta ao mundo em 80 dias, os pequenos poneis, os ursinhos carinhosos, a Heidi, o Marco, o Tom Sawyer, o capitão planeta, os estrumpfes, o He Man, Bia a pequena feiticeira, Era uma vez... a vida, Era uma vez... o espaço, as Misteriosas Cidades do Ouro.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Uma música da minha infância

Holland Park - 2







Depois do dia frustante de ontem em que estive todo o dia à espera em casa da entrega de uma encomenda que nunca se realizou, nada melhor do que um dia solarengo no Holland Park para espairecer.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Holland Park






Hoje fui passear até ao Holland Park, já não ia lá desde Abril. É um parque muito agradável. As fotografias falam por si sós, pena não ter estado sol.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A maior àrvore de Natal da Europa



Esta é a maior àrvore de Natal da Europa, em plena Avenida dos Aliados. Hoje colocaram o topo, espero depois colocar fotografias dela acesa.

sábado, 10 de novembro de 2007

Os nossos canteiros - II





Os nossos canteiros estão um pouco diferentes, a época do ano assim o condiciona. Se no final do Verão estavam floridos, com frutos e imenso verde, agora têm crisântemos, as flores desta altura do ano. Apesar de já ter sido o 1º de Novembro e como tal terem sido apanhados vários exemplares das ditas flores, ainda há um número significativo.
As restantes flores que ainda não murcharam resumem-se a uns amores perfeitos. Temos agora de esperar até à próxima Primavera para ver os nossos canteiros desabrocharem.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

IKEA


Já tinha visitado imensas vezes o site da IKEA e folheado dezenas de vezes o catálogo da loja, mas hoje foi primeira vez fui à IKEA. Vi tantas coisas lindas a preços tão apetecíveis que fiquei com vontade de ter uma casa para decorar!
Comprei algumas coisinhas que andava a precisar na minha nova morada, mas que ainda não tinha encontrado exactamente o que pretendia a preços simpáticos, é claro que os preços em Euros são bem mais atractivos do que em Libras!
Mas foi na parte dos brinquedos que fiquei com imensa vontade de voltar aos meus tempos de menina, em que tinha imensas loucinhas com que me entreter durante horas, este, este, este e este foram os motivos. Fiquei um bocadinho nostálgica ao recordar as minhas temporadas em casa da minha avó em Meirinhos, em que tinha imensas loucinhas, panelas, fogão, etc, e passava horas no quintal a fazer queijos de farelos para os porcos, sopas de folhas de feijoeiros, bifes de pedras, bolos de batatas e terra.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

6 de Novembro

Hoje foi um dia diferente mas em muito similar a outros dias 6 de Novembro.
Foi semelhante por a minha irmã completar mais um aniversário e por, mais uma vez, estarem presentes pessoas bastantes próximas a celebrá-lo com ela (incluíndo eu!).
Foi um dia diferente por eu hoje ter deixado a minha nova morada e ter aparecido de surpresa por terras lusas, apenas com 4 cúmplices da façanha!
Para mim foi um dia cansativo, a viagem de avião é curta e nem custa muito (para quem há um mês fez 2 viagens de avião de quase 10 horas...). Cansativo é o trajecto até ao aeroporto e depois fazer bastante tempo até ao embarque.
Parabéns maninha!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Guy Fawkes and Bonfire Night

Hoje é o dia de Guy Fawkes. No séc. XVII este senhor foi um soldado católico que fez parte da Conspiração da Pólvora. O objectivo de tal conspiração era explodir o Parlamento (Houses of Parliament) onde se encontrava o rei protestante James I para uma sessão parlamentar e assim iniciar uma nova fase de domínio católico.
Guy Fawkes era o responsável por fazer explodir os 36 barris de pólvora colocados por baixo do edíficio, mas a conspiração foi descoberta, tendo os seus participantes sido interrogados sob tortura e mais tarde executados pela forca.
Hoje em dia a captura deste senhor é celebrada com a Bonfire Night, uma noite em que há fogueiras e fogo de artíficio por toda a Inglaterra, não só das entidades estatais mas também (e principalmente) dos privados.
Para mim causa-me alguma estranheza que num país tão preocupado com o terrorismo permita a venda a de fogo de artíficio em lojas comuns a qualquer pessoa maior de 18 anos. Isto num país onde nem sequer se encontra alcóol etílico à venda... é estranho.

domingo, 4 de novembro de 2007

Bromley


Este fim-de-semana estivemos em Bromley, fica na parte sudeste de Londres. Ontem demoramos quase 2 horas a lá chegar de carro, estava bastante trânsito. Pelo caminho passamos por Chelsea, Vauxall, pelo MI5, por Elephant and Castle. Hoje fomos à High Street de lá, que para variar, como todas as High Street tem imensas lojas (as do costume!). A viagem de regresso já foi mais rápida, talvez devido às horas mais tardias.

sábado, 3 de novembro de 2007

Oscar



Este é um dos gatos cá da rua, é o que mais se deixa ver. Tem dona, mas anda na rua todo satisfeito. É um grande caçador e muito meiguinho.
Há uns dias ouvi uma senhora a chamá-lo por Oscar. Quando tirei estas fotografias, ele não estava a colaborar, por isso chamei por Oscar e ele virou-se e as fotografias ficaram boazinhas. Também há outro gato preto e branco, mas esse é mais recatado, dá poucos ares da sua graça.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Coches




Ontem de manhã passaram 2 coches reais por nós com guarda de honra, mas como queria tirar fotografias nem consegui vislumbrar quem ia lá dentro...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Serpentine Gallery Pavilion 2007







Este é o pavilhão que foi projectado pelo meu primo Ricardo Gomes, que trabalha em Berlim no atelier de arquitectura de Olafur Eliasson, mas este projecto é em conjunto com Kjetil Thorsen. Fui hoje ver. A exposição termina já no próximo Domingo.
O Siza Vieira e Souto Moura também já fizeram um pavilhão que esteve igualmente na Serpentine Gallery.
P.S. Aquela zona estava infestada de joaninhas (lady buggs como aqui se chamam), mas eram estranhas, pois algumas tinham outras cores sem ser o habitual vermelho e bolinhas pretas, eram castanhas ou meias alaranjadas, ou sem pintas!

As minhas amigas de cá

Estou cá há exactamente 3 semanas e já cá tenho 2 amigas, a Diana (na 1ª fotografia) e a Vânia (na 2ª fotografia). Conheci-as através da internet em diferentes alturas e motivos diferentes. Foram ambas uma agradável surpresa e um enriquecimento nesta nova vida.
Na 2ª feira passei a tarde em Oxford Street com a Vânia, hoje passei grande parte do dia com a Diana em Kensington Gardens e High Street Kensington.