sábado, 17 de novembro de 2007

Trabalhos manuais

Quando entrei no 5º ano começou a minha formação em trabalhos manuais.
Nos primeiros 2 anos de aulas de Trabalhos Manuais, a turma era dividida a meio e enquanto uma parte aprendia a fazer ponto de cruz a outra aprendia a moldar barro ou fazer pasta de papel. Esses primeiros anos foram uma autêntica nulidade, no ponto de cruz a Irmã Lurdes Maria ensinou-nos o básico, em que o único atractivo das aulas era o convívio com as colegas. Do outro lado da sala também pouco me recordo, excepto das peças em barro que estão guardadas no quarto da minha avó.
No 7º ano mudaram as professoras e também o interesse pelas aulas e pelo que por lá se fazia. Na parte dos bordados, finalmente aprendi algo mais sobre o ponto de cruz com a professora Irene, que também me ensinou a trabalhar com arraiolos (apesar da minha almofada ainda estar por acabar!). Do outro lado da sala, aprendi a pintar em vidro e em espelho, peças que durante muitos anos adornaram as paredes do meu quarto.
Na minha modesta opinião aquelas aulas foram sub-aproveitadas, não aprendi o suficiente para as minhas necessidades, mas só bastante mais tarde me apercebi disso. Do mundo crafty apenas sei fazer ponto de cruz, que fui aperfeiçoando com o tempo. Gostava imenso de saber fazer crochet, malha, costurar, saber cortar peças de vestuário e é claro trabalhar com a máquina de costura. Confesso que às vezes fico com um bocadinho insatisfeita comigo mesma quando vejo os trabalhos de outras blogers, mas agora que tenho tempo para aprender, falta quem me ensine...
Desta última vez que fui a casa, trouxe o meu trabalho em ponto de cruz que está parado há pelo menos 2 anos e feltro para fazer umas decorações de Natal, se ficarem alguma coisa jeito, depois mostro!

1 comentário:

Luísa Silva disse...

É curioso como pessoas de áreas tão distintas têm este gosto em comum. Como também subaproveitei as minhas aulas de "lavores" para aprender tornei-me uma autodidata nos handcraft e hoje isto tornou-se mais que um hobby, uma vocação.