quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dieta de Okinawa


Okinawa é uma ilha subtropical a região de Kyushu situada no sul do Japão. Esta ilha possui a maior população de centenários do mundo: 33 por cada 100 mil habitantes.
Existe uma inscrição numa rocha na praia de Okinawa que é uma demontração do espírito por lá vivido: "Aos 70 anos é apenas uma criança, aos 80 ainda um adolescente e aos 90, se aos seus ancestrais o convidarem a juntar-se a eles no paraíso, diga-lhes para esperaram até aos 100, idade em que reconsiderará a questão"
O livro “The Okinawa Program” escrito por Mokoto Suzuki e Bradley Willcox estudou o porquê de aquela população ter uma longa esperança de vida, ser mais sã que o resto da população global e magra. A conclusão é o comerem pouco, mas muito bem, assim como viverem com menos stress do que os ocidentais.
A dieta de Okinawa sustenta-se nos seguintes pilares: alimentação, exercício, felicidade e relaxamento.
Estes pilares são concretizados através de:
- Grande consumo de vegetais e frutas. Os habitantes de Okinawa comem mais vegetais e frutas do que produtos de origem animal. Aproximadamente 10 porções de vegetais ou frutas, em especial cenouras, repolho, algas, cebolas, pimentos verdes e soja.
- Leguminosas. Incluem entre 3 a 5 taças de grãos inteiros como lentilhas, grão, feijão, arroz integral, milho, etc.
- Peixe. O peixe é um dos alimentos animais preferidos dos habitantes de Okinawa, comem-no uma a três vezes por dia. tanto são os magros, como a pescada, dourada, linguado, etc, como os gordos como a sardinha, salmão ou atum, pois contêm ácidos gordos como omega 3, vitaminas de complexo B e minerais como o magnésio e o iodo necessários a uma boa actividade cerebral.
- Carne vermelha e ovos limitados a uma porção diária.
- Soja, por ser rica em proteínasácidos gordos polinsaturados e fitoesteróis, antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol. É ainda rica em ómega 3, fibra solúvel, cálcio, cobre, zinco, magnésio, manganésio, fósforo e potássio, pelo que constitue um excelente alimento.
- Alimentos ricos en Cálcio, o qual se encontra no leite, soja e em certos vegetais como os bróculos.
- Chá verde e preto. Contém flavonóides, substâncias benéficas ao coração e úteis na prevenção de cancros. O chá é rico em antioxidantes, que ajudam a travar a batalha contra o envelhecimento.
- Àgua, bebida pelos menos 8 a 12 vezes por dia.
- Especiarias e ervas aromáticas, pois tornam os pratos saborosos, poupando no sal e têm uma densidade calórica muito baixa.
- Exercício, as pessoas são bastante activas e praticam muitas actividades ao ar livre como pesca, caminhadas e andam muito de bicicleta, o seu principal meio de transporte.
- “Hara Haci Bu” Finalmente, um dos segredos dos japoneses é o que eles chaman: “Hara Haci Bu”, que significa deixar de comer quando se está 80% saciado. O corpo demora vários minutos a transmitir à mente que já está saciado e não precisa de mais alimento (se se comer até ficar cheio, come-se mais do que se deve, mas se se fizer uma pausa de 20 minutos a sensação de fome desaparecerá).

Sem comentários: