quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sotaque

Hoje regressei à santa terrinha para um fim-de-semana de 4 dias. Trabalhar em Lisboa tem de ter vantagens...
Regressei à casa que sinto ser o meu lar, o meu refúgio, o meu conforto. Aliás, não é apenas a casa, é mesmo a minha terra. O meu Porto.
Ontem disseram-me que tenho sotaque nortenho. Sempre considerei ter um bocadinho pouco, mas a verdade é que não é acentuado, nem sequer parecido com os tripeiros de gema. Foi o maior elogio que ouvi nos últimos tempos. Tenho imenso orgulho na minha terra, nos meus conterrâneos, nos nossos usos, do nosso sotaque.
E não, não troco os Vs pelos Bs nem acentuo os "ãos".
Aliás, quando festejei a vitória do FCP na Liga Europa em Lisboa, estranhei imenso ouvir os cânticos que estou habituada a ouvir no Dragão com sotaque alfacinha.

2 comentários:

P. disse...

A santa terrinha tem sempre o dom de nos fazer sentir em casa, não há nada como estar no meio da "nossa gente", mas em breve também irás descobrir isso em Lisboa. Às vezes parece que somos estrangeiras no nosso próprio país, mas depois de criadas outras raízes fica mais fácil.

Um sotaque do Norte em plena capital é uma lufada de ar fresco e em ti fica particularmente bem :)

CITRA disse...

P: merci ;-)
Ainda estou há pouco tempo pelos lados da capital e tem sido uma excelente experiência, esperemos que continue assim!