sexta-feira, 17 de junho de 2011

Relacionamentos

Estou na capital desde há cerca de mês e meio e já me atrevo a comparar a forma de relacionamentos entre as pessoas do Norte e as de cá.
As pessoas do Norte são conhecidas por serem afáveis, mas fechadas. Apesar de serem simpáticas, prestáveis e preocupadas com os outros, é um processo demorado conseguir alcançar intimidade com um nortenho. São os primeiros a abrir as portas de casa, a combinar saídas, a considerar como seus amigos, os amigos dos seus amigos. Mas para se conseguir uma amizade verdadeira, intima e cúmplice, demora o seu tempo. Quando deixam de considerar o outro como um mero conhecido, têm um amigo para o resto da vida. As gentes do Norte são mais expansivas e no entanto reservadas.
Admito que é verdade.
O primeiro contacto com as pessoas da capital revelou-se uma surpresa. Todas as pessoas demonstraram ser extremamente simpáticas, prestáveis e acessíveis, bem diferente da reputação que têm no Norte.
A grande diferença reside no ir além do imediato.
Enquanto que no Norte, combinam-se saídas, passeios, encontros que efectivamente se concretizam, aqui tais perspectivas não passam disso mesmo: de uma possibilidade futura. Tenho verificado que existe a vontade de conviver e até se marcam as saídas, mas quando chega o momento, simplesmente não se realizam.
É muito mais difícil conseguir fazer parte da vida de um lisboeta do que da de um nortenho. Isto foi-me dito mesmo antes de me ter mudado para cá por uma nortenha que vive cá há mais de 4 anos, e hoje foi confirmado por uma lisboeta.

2 comentários:

P. disse...

Como "estrangeira" em Lisboa confirmo! Deve ser por isso que 99% das pessoas com quem combino coisas são de fora, as de Lisboa têm sempre imprevistos de última hora.

cê-agá disse...

penso que pode ser verdade. não vejo as coisas de fora. mas acho que sou uma lisboeta atípica. devem ser o sangue de origem africana que me faz diferente nesse aspecto :) mas bem-vinda a lisboa!!