sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Rio Sabor



Ao ler esta notícia no Público não pude deixar de recuar no tempo até ao meu último ano da Faculdade, altura em que fiz um trabaho para Direito Internacional e Europeu do Ambiente sobre o ultimo rio selvagem de Portugal: o rio Sabor.
O rio Sabor passa em Meirinhos, aliás, umas das pontes que o atravessam chama-se ponte Sardão-Meirinhos (2ª fotografia).
Sou assumidamente contra a construção da barragem: além de ser o ultimo rio sem qualquer tipo de construção ou represas (daí ostentar o título de rio selvagem), a flora e vegetação e avifauna rupícola vão ser gravemente afectadas com a construção da barragem.
O pior é a opinião dos habitantes das terras circundantes, que estão contentes por irem receber uns tostões pelas terras de que são proprietários e que irão ficar alagadas.
Tenho a certeza que um dia a mãe Natureza irá demonstrar o seu descontentamento. Esperemos que os ditos populares sobre a ira do Santão Antão sejam verdadeiros e este não permita que o seu santuário seja movido de local.
Podem ler mais aqui, aqui, aqui e aqui.

Sem comentários: