Ao ler esta notícia no Público não pude deixar de recuar no tempo até ao meu último ano da Faculdade, altura em que fiz um trabaho para Direito Internacional e Europeu do Ambiente sobre o ultimo rio selvagem de Portugal: o rio Sabor.
O rio Sabor passa em Meirinhos, aliás, umas das pontes que o atravessam chama-se ponte Sardão-Meirinhos (2ª fotografia).
Sou assumidamente contra a construção da barragem: além de ser o ultimo rio sem qualquer tipo de construção ou represas (daí ostentar o título de rio selvagem), a flora e vegetação e avifauna rupícola vão ser gravemente afectadas com a construção da barragem.
O pior é a opinião dos habitantes das terras circundantes, que estão contentes por irem receber uns tostões pelas terras de que são proprietários e que irão ficar alagadas.
Tenho a certeza que um dia a mãe Natureza irá demonstrar o seu descontentamento. Esperemos que os ditos populares sobre a ira do Santão Antão sejam verdadeiros e este não permita que o seu santuário seja movido de local.
Sem comentários:
Enviar um comentário