quarta-feira, 30 de abril de 2008

Os meus posts mais visitados


Desde que coloquei este post, que cerca de 80% dos visitantes do meu blog vêm do Google à procura de informação sobre as formalidades pós-òbito.
O que estranho é esse post não ter nenhum comentário, nem sequer um agradecimento por ter a informação toda compilada.

Já o meu 2º post mais visitado é o que tem mais comentários de todo o meu blog!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Retorno


(imagem)
Hoje regressei a um local que me foi familiar durante 3 anos, o meu antigo domicílio profissional. Foi bom o regresso, mas ainda melhor foi encontrar a porta aberta e ser tão bem recebida.
Algo mudou, mas ao mesmo tempo tudo pareceu igual.

domingo, 27 de abril de 2008

7 meses


(imagem)

Faz hoje um ano que estavamos em Londres, estava um dia lindíssimo de Primavera.
Fomos almoçar mixed grill no jardim do Queens Head.

Farófias






Ingredientes:

6 claras + 3 gemas
200 gr de açúcar
750 ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
2 colheres de sobremesa de farinha maizena
Corante alimentar amarelo (opcional)
canela em pó

Preparação:

Bater as claras em castelo bem firme e juntar 50 gr de açúcar, voltar a bater bem.
Levar o leite ao lume com o pau de canela, a casca de limão e o restante açúcar. Quando ferver, reduzir o lume de forma a manter a temperatura constante.
Colocar colheradas de claras no leite e virá-las para cozerem uniformemente. Retirá-las com uma escumadeira e escorre-las bem para aproveitar o leite.
Colocar as farófias num prato de servir e espere.
Preparar o creme: juntar as gemas com a maizena (e o corante amarelo, se assim entender). Adicionar-lhe o leite morno em fio sem parar de mexer e levar ao lume para engrossar.
Deitar o creme por cima das farófias e polvilhar com canela em pó.

Da próxima vez que fizer farófias, vou utilizar menos leite, talvez entre 300 ml e 400 ml, pois sobrou imenso creme (última fotografia).
Pela receita que segui, deveriam ser 6 claras e 1 ovo inteiro. Mas como eu tinha as 3 gemas sem qualquer destino, resolvi inovar (para variar...)!

sábado, 26 de abril de 2008

Citação nº4

“Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa pela nossa vida passa sozinha, não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

Charlie Chaplin

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Pergunta do dia

(imagem)

Pergunta do dia: O que sabes sobre o 25 de Abril?

quinta-feira, 24 de abril de 2008

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia do Livro e dos Direitos de Autor


(Imagem)

Já me passaram, seguramente, várias centenas de livros pelas mãos. Nos últimos quase 10 anos que a maior parte dos livros foram quase todos da mesma àrea. Um olhar rápido pela estante denuncia-me logo! O livro que vou começar a ler é: "O enquadramento da substituição fiscal e da retenção na fonte na legislação fiscal geral " de Diogo Feio, interessante, não é?

Descrição da prateleira nº 3 da minha estante:

5 Códigos Civis (3 são anotados)
3 Códigos de Processo Civil (1 é anotado)
3 Códigos Penais (1 é anotado)
3 Códigos de Processo Penal (1 é anotado)
1 Elucidário Bancário
1 Código das Custas Judiciais
1 Constituição da Républica Portuguesa
2 Revistas da Ordem dos Advogados
1 compilação de Códigos Tributários
3 mini livros de culinária

terça-feira, 22 de abril de 2008

Mousse de Banana



Ingredientes:

2 bananas maduras

4 gemas

1/2 litro de leite gordo ou meio gordo
200 gr açucar

1 vagem de baunilha
2 pacotes de natas

8 folhas de gelatina

Preparação:


Ferver o leite com a vagem de baunilha, deixar arrefecer enquanto se prepara o resto. Raspar o interior da vagem de baunilha para o leite.

Bater as gemas com o açucar. Dissolver as folhas de gelatina, previamente demolhadas, no leite e juntar tudo ao preparado das gemas e açucar. Mexer bem.

Juntar as bananas desfeitas em puré e voltar a mexer tudo.

Bater as natas até ficarem meias firmes e juntá-las ao outro preparado.
Vai ao frigorífico pelo menos 2 horas. Servir frio.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

The West Wing

(imagem)

Hoje acabei de ver todos os episódios de: "Os Homens do Presidente" ou "The West Wing" na versão original.
Comecei a ver esta série no AXN, mas chegou à época 5 e parou numa parte de acontecimentos muito importantes, por isso, quando estava em Londres, tratei de arranjar as restantes épocas (6 e 7) e tenho visto uma média de episódio e meio/ dia.
Gostava de conhecer a equipa de argumentistas, pois fizeram um trabalho excelente. Pena ter acabado!

domingo, 20 de abril de 2008

MBA


(imagem)


Um MBA com propinas de 50.000,00 € ? Só pode ser mesmo muito bom!
Pelo que li, fazer este MBA é ter um salário (com muitos zeros à direita) futuro garantido! Só pode, não é?

sábado, 19 de abril de 2008

Condução

Sra condutora de uma carrinha Volvo V40 cinzento escuro com a matricula 30-qualquercoisa-XT:
aquela era a MINHA faixa de rodagem! Pensa que só por ter um Volvo pode andar a tentar albarroar o rodinhas da minha mãe? E fique a saber que depois só passou porque eu deixei!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Casas -1




Também não me importava nada de viver aqui.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Shortcut Pastry




Depois de muita procura na net e de ler imenso, resolvi pegar em várias partes de diversas receitas e juntar tudo numa :) Saiu muito bem e é fácil, rápida e barata. Cá por casa vamos deixar de comprar massa para tartes.
Como era a 1ª vez que fiz a receita, fiz a dobrar, pois no final da 1ª tentativa, parecia pouca massa. Só depois da tarte feita é que me apercebi que uma dose teria chegado.

Ingredientes:
250 gr de farinha
100 gr de margarina à temperatura ambiente
1 pitada de sal
àgua (cerca de 5 colheres de sopa)

Preparação:
Colocar a farinha e o sal num recipiente. Juntar a margarina e começar a amassar. Quando a masse estiver desfeita, juntar a àgua aos poucos até se unificar a massa (a àgua é a olho). Amassar bem até ficar numa bola. Moldar a massa até formar um cilindro. Envolver em película aderente e vai descansar para o frigorífico durante 1 hora (fase indispensável).
Passada 1 hora, retirar do frigorifico e cortar em rodelas (dentro do possível) e colocá-las na tarteira, juntando-as com as pontas dos dedos até a superfície estar toda coberta. Picar a massa com um garfo. Deitar o recheio e vai cozer ao forno a 200º cerca de 30 minutos.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Os vizinhos de sempre



Os vizinhos daqui são os de sempre, é uma comunidade que se manteve praticamente inalterada ao longo dos tempos. São indivíduos com características muito próprias, mas têm todos em comum a bisbilhotice e o controlo da vida alheia. Sempre disse que não me preocupo com assaltos aqui a casa, pois tenho sempre vigilantes preocupados em saber o que se passa nas redondezas. Os vizinhos que vivem mesmo em frente a minha casa têm muito tempo livre, ele trata do pequeno quintal que têm (é interessante ver o sr a medir a distância das batatas quando as plantas ou a varrer as folhas que caem das àrvores, o conceito de compostagem ainda é desconhecido para ele) e a sra é dona de casa. Esta vizinha é a maior fonte de informção sobre o que se passa, mal sabe de algum acontecimento e é imperioso partilhá-lo com o resto dos vizinhos. Até já lhe chegaram a colocar na caixa de correio uns binóculos, para que pudesse ver melhor o que se passa na casa dos vizinhos. Outra das vizinhas é pouco mais nova do que eu, troca de namorado com tanta frequência que nunca dá para perceber quem são os acompanhantes dela. Ontem cruzei-me com outra vizinha que enquanto a cumprimentava, me foi colocando ao corrente das novidades cá de casa (como se eu não as soubesse) e ainda ia fazendo mais algumas perguntinhas... Outros nossos vizinhos têm um pitbull que já mordeu uma senhora de idade respeitável e por isso tiveram direito a vir na televisão e jornais. Tenho vizinhos mais reservados que quase nem os conheço de vista, mas também tenho uma vizinha que gosta de fazer as limpezas semanais a ouvir a rádio festival de forma demasiado audível... São só algumas pequenas descrições do que são as pessoas que habitam à volta da minha casa. Todas têm em comum, além da localização, a coscuvilhice, quer sejam elementos do sexo feminino, quer do masculino.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Celeiro convertido






Não me importava nadinha de viver aqui!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Blogs com música

(Imagem)

Caros colegas blogueiros:

Se querem colocar música nos vossos blogs, coloquem também a opção de se clicar para ouvir e não coloquem as músicas para tocarem automaticamente. Sempre que abro as minhas bookmarks dos blogs tenho de desligar o som do meu querido Apple.
Se querem partilhar as vossas musiquinhas, façam-no só para quem as quer ouvir! Por favor, sigam o meu conselho ou vou ter de deixar de vos visitar! Não posso ser obrigada a ouvir o que não quero!

domingo, 13 de abril de 2008

Mais um primo!

(imagem)

Já sabia que ia ter mais um primo há pelo menos 1 mês e meio, mas hoje fiquei a saber que vai ser um menino. Parabéns Ana! Mais um Salgado! Fico à espera que depois venha a menina, que a família já vai tendo homens que chegue ;) (e há as roupinhas de menina são sempre mais bonitas!)

sábado, 12 de abril de 2008

Citação nº3

"As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes."

Joseph F. Newton

sexta-feira, 11 de abril de 2008

200 posts!


E este é o 200º post do meu blog em pouco mais de 1 ano e meio de existência. Nada mau...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tigelinhas



Estas são a nova aquisição do meu enxoval (palavra que me faz pensar em rendas e bordados) Há quem goste de carros, de selos, de perfumes, etc, eu gosto de coisas de casa! Assumidamente gosto de destas pequeninas coisas que nos são tão úteis no dia a dia, é óbvio que gosto mais de umas do que de outras e que as de que eu gosto mais têm direito a um post!
Estas tigelinhas têm cerca 10 cm de diâmetro e 6 cm de altura, por isso são mesmo umas tigelinhas. As azuis foram compradas quando eu ainda estava solteira (há mais de 6 meses e 12 dias) e as verdes foram adquiridas ontem. Complementam-se. Curioso as forminhas também serem verdes e azuis, pura coincidência!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Quiche de atum e pimento laranja


Esta é uma receita que já fiz há cerca de 2 meses, mas que me tinha esquecido de postar aqui. É bastante rápida de fazer. Ficou muito boa! A repetir em breve para a família toda.


Ingredientes:
1 massa folhada
2 latas de atum
1 pimento laranja
3 ovos
200 ml de leite
sal e pimenta
1 colher de sopa de azeite

Preparação:
Ligar o forno a 200ºC.
Colocar a massa folhada numa tarteira.
Cortar o pimento em rodelas e saltear um pouco com o azeite numa frigideira. Espalhar o atum escorrido em cima da massa folhada.
Bater os ovos com o leite e temperar de sal e pimenta. Deitar sobre a tarte. em cima espalhar as rodelas do pimento.
Levar ao forno durante 30 a 35 minutos e servir morna ou fria com uma salada verde ou arroz branco.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sissi




Esta é uma gata que quando tinha apenas uns meses foi encontrada à porta de casa dos meus sogros. No início, além de estar bastante maltratada, tinha medo de tudo (principalmente do aspirador) e ainda agora é antisocial perante a presença de estranhos (a ela, é claro!).
É uma gata de rua transformada em princesa. Não nada que não seja do agrado dela (gourmet!) e é cheia de personalidade: o mundo gira em função dela! Gosta de receber mimos, mas não os dá... Adora estar deitada em cima da manta verde nas costas do sofá e detesta ser incomodada. Uma autêntica gata vadia transformada em cinderela!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Gotchi




Este é o Gotchi, o 1º gato do meu marido. Foi lá para casa há quase 9 anos. É enorme e muito meigo. Quando está contente, adora ronronar, dar cabeçadas e roçar-se nas pessoas, nem que sejam 4 da manhã e as pessoas estejam a dormir!

domingo, 6 de abril de 2008

Video promocional de Portugal



Há uns dias perguntavam-me quais eram os monumentos e locais que servem para promover Portugal neste vídeo. Ao responder apercebi-me de que conheço in loco quase todos.
A questão que vos deixo a título de participação activa no meu blog é: quais são os monumentos e locais de Portugal presentes no vídeo?

sábado, 5 de abril de 2008

Citação nº2

O Amor é uma flor belissíma...
Mas é preciso que se tenha a coragem necessária de a ir colher à beira do precipicio...
(Stendhal)

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Regresso


Se a viagem de hoje de hoje fosse feita de carro, este seria o trajecto, mas vai ser bem mais rápida (se a TAP cumprir a parte deles!).
Finalmente vou deixar esta terra onde vivi durante 6 meses, onde vivi momentos muito felizes e outros não tão bons; onde não consegui trabalhar, onde passeei durante horas a fio, onde fiz amigas; onde chorei e ri, onde descobri o meu gostinho pela fotografia, onde me redescobri.
Fazer um balanço é bastante difícil, há sempre prós e contras.
E o regresso? O regresso à pátria mãe... tem um sabor agridoce. Fico na expectativa para ver o que vem a seguir.
Wish me luck!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Prendinhas




Depois de quase 6 meses de namoro, finalmente o casamento! Já tenho as minhas mini measuring jugs e o garlic slicer, que é como quem diz cortador de alhos. São os meus primeiros artigos da wishlist!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Fazer malas

(imagem)

O que colocar dentro da mala? Esta é uma questão que me surge sempre que vou viajar. O conteúdo de uma mala de viagem varia sempre de acordo com o destino, há sempre artigos indispensáveis para uns locais e completamente dispensáveis para outros.
Se a viagem é de férias na praia, não poderei deixar de levar o biquini, chapéu, protector solar, toalha de praia, sandálias e vestidos.
Já se a viagem é de férias no campo, é indispensável levar umas sapatilhas, umas calças de ganga, t-shirts e casacos para o eventual frio.
Quando vou para Meirinhos, levo sempre roupa mais usada para andar pelos campos sem me preocupar em a estragar, assim como calçado confortável para os passeios.
Mas e o que levar quando se muda de casa? quando se vai viver para outro país? O que nos é completamente indispensável?
Quando decidi vir viver para Londres, a mudança foi feita faseadamente nas várias viagens que fiz entre PT e UK, é claro que quando vim definitivamente paguei excesso de peso (55€ por 5 kg!).
E quando se regressa? Como empacotar tudo o que se acumulou durante a estadia fora de casa e/ou do país?
Hoje estou a fazer malas... como levar o conteúdo de 6 meses aqui? É verdade que já levei algumas coisas, que posso contar com a mala do maridinho e com 2 bagagens de mão, mas olho para as minhas imensas coisas espalhadas pelo quarto (à espera de serem empacotadas) e fico a pensar que a carga emocional é bem mais difícil de arrumar e carregar.