sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feira dos Gorazes


(imagem retirada da net)

A intenção da organização é não deixar perder os valores de outros tempos, mas a verdade é que a tradição já não é o que era. Os gorazes têm origem medieval, e o termo "gorax", que dá nome à feira, é de origem grega e significa carne de porco. Esta palavra foi aplicada ao certame "porque era nessa feira que se pagavam os impostos com carne de porco", explica o historiador António Mourinho. Para além disso, ditava a tradição que "os gorazes anunciavam a altura certa para começar a época das matanças do porco; hoje, a carne do porco vende-se todo o ano e em qualquer parte, mas na altura as pessoas iam aos gorazes para comprar a primeira marrã - como então lhe chamavam - e levavam aquela carne como se fosse um mimo", refere o historiador. Na feira vendia-se então todo o tipo de produtos agrícolas, hortícolas e agro-pecuários, "havia um dia para a feira dos burros, que era o dia 15; no dia 16 decorria a feira normal; e no dia 17 era a feira do gado", recorda António Mourinho.

Do ponto de vista social, este era um acontecimento de grande importância para a vila, "vinha gente de todo o lado, uns vinham a pé, outros a cavalo, e pernoitavam na vila; era então que se cantavam os fados à desgarrada, jogava-se às cartas e, claro, a festa era também aproveitada para dar início a alguns namoricos", afiança.

A vila de Mogadouro possui feira desde 1290; no entanto, os documentos referentes aos gorazes datam de 1760. "Esta era a feira mais importante do ano, altura em que o provedor, o secretário e o tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia faziam a colecta junto dos feirantes para a instituição", adiantou. Os mercadores expunham as suas mercadorias nos cabanais que possuía a Misericórdia, mas há já muitos anos que estes cabanais desapareceram.

Adivinham para onde vou?

Sem comentários:

Enviar um comentário